TAG: 25 fatos literários sobre mim

Hoje, a postagem será bem diferente do que as de costume: eu finalmente vou responder alguma TAG que me indicaram (obrigada pela indicação, Mayara) . Eu adoro TAGs, sempre leio quando aparecem no Leitor ou quando me indicam, mas eu sou relapsa demais para conseguir responder alguma e às vezes lembrar delas. Além disso, sempre penso no meu conteúdo geral e se TAGs não vão destoar. Enfim, resolvi dar uma chance. Espero que vocês curtam essas minhas confissões mais concretas que, de alguma forma, relacionam-se com os meus sentires abundantes e a forma como me expresso.

I. Nos últimos anos, tenho tido problemas em me concentrar, logo, tenho lido muito menos do que eu estava acostumada.

II. Eu não tenho religião, mas o Livro do Desassossego do Fernando Pessoa é a minha Bíblia. Vira e mexe eu abro ele em qualquer página e não tem uma só vez que eu não me sinta completamente contemplada.

III. Eu adoro as peças de Tchekhov. Minha primeira experiência com seu material foi com “O Jardim das Cerejeiras” em um passado muito longínquo, pois era uma das leituras obrigatórias para a prova do Célia Helena (sim, eu já pensei em fazer Teatro!)

IV. O livro que eu mais gostei da lista da FUVEST foi “A cidade e as Serras” do Eça de Queirós.

V. Minha coleção, hoje, tem um pouco mais de 200 títulos. O sonho é ter uma baita biblioteca.

VI. Minha meta na vida é ter a coleção completa da Hilda Hilst. Sim, ela é a minha escritora brasileira preferida.

VII. Na verdade, Clarice Lispector e Cecilia Meireles estão no topo da minha lista de favoritos junto com a Hilda.

VIII. “Um sopro de Vida” é meu livro predileto da Clarice.

IX. Eu não sou muito fã de poesia. Não sei, não me prende. Mas obviamente existem exceções como Cecília Meireles e Drummond (até a própria Hilda!)

X. Eu finalmente consegui terminar de ler “Rua de Mão Única” do Walter Benjamin. Só que não consegui até agora contar para ninguém que eu não curti muito. (é uma vergonha isso, eu sei!)

XI. Às vezes, eu re-leio a Poética  (Aristóteles).

XII. Eu posso não discutir política neste blog, mas boa parte dos meus livros são relacionados a política e antropologia. De livros que falam mais sobre determinada conjuntura até os de teoria.

XIII. Quase certeza de que metade destes livros sobre Política são sobre mulheres, feminismo e empoderamento.

XIV. Sou fã de Harry Potter e tenho a maioria dos livros publicados em português e alguns em inglês (essas versões de aniversário, capa dura, com ilustrações… adoro!).

XV. Todo ano eu faço maratona de Harry Potter: re-leio todos os livros da saga.

XVI. Desde 2011, este foi o primeiro carnaval que eu não li “O Nome da Rosa” (Umberto Eco). Eu tenho algumas tradições que envolvem meus queridos livros!

XVII. Li “A Redoma de Vidro” da Sylvia Plath três vezes em menos de um ano.

XVIII. Uma das citações que mais me marcaram e se tornaram inesquecíveis na minha memória veio de “Amor de Salvação” do Camilo Castelo Branco: “Que a saudade é ainda um afeto, excelso amor, o melhor amor e o mais incorruptível que o passado nos herda”.

XIX. Eu tenho o habito de escrever partes de livros nas paredes do meu quarto ou em post its.

XX. Não sou fã de Nietzsche, mas tenho alguns livros porque eu gosto da forma da escrita. Ecce Homo é o meu preferido dele.

XXI. Às vezes, eu compro o livro pela capa. Principalmente os livros de bolso, aqueles estandes são como imãs. Eu simplesmente não consigo me controlar.

XXII. Tenho muita dificuldade em ler livros em PDF ou no Kindle. Sou old fashioned e gosto de ter o livro em papel impresso na minha mão.

XXIII. Durante muito tempo levei minha vida como diria Bukowski em “Mulheres”: “That’s the problem with drinking, I thought, as I poured myself a drink. If something bad happens, you drink in an attempt to forget; if something good happens, you drink in order to celebrate; and if nothing happens, you drink to make something happen.”

XXIV. Não consigo ler um livro sem que eu tenha post-its, folhas de fichamento para alguma anotação e pop-up flags.

XXV. Ainda estou pegando o gosto pela leitura de Contos, principalmente, os de Crimes e Mistérios. Já que leio assiduamente dossiês e dossiês de Seriais Killers e assisto vários documentários… Então eu realmente não sei como eu não consigo terminar de ler um mísero conto.

Não vou indicar ninguém, mas sintam-se mais do que convidadxs a participar também. Quero saber mais de vocês!

5 thoughts on “TAG: 25 fatos literários sobre mim

  1. Fiquei feliz demais por você ter respondido, principalmente dado o motivo de não fazê-las. Obrigada, de coração 😀
    Foi muito bacana poder conhecer-te um pouquinho mais através dessa TAG! Gostaria de poder reler HP, quem sabe faço isso esse ano?! Tenho tantos que quero ler que fica difícil hehe. No mais, interessantíssimos tópicos, com ótimas dicas para leitura também ^^
    Novamente, obrigadão ❤
    Beijo, ótima semana.

    Liked by 1 person

  2. Caramba, os nossos gostos são bem parecidos. O livros do desassossego é o livro de cabeceira. Hilda Hilst, Clarice ❤ Ah, eu adorei o post todo! Escrever trechos de livros nas paredes do quarto é lindo! Deve ser um quarto aconchegante!

    Liked by 1 person

    1. Queeeeee legaaal! Não conheço muita gente que tenha lido o livro do desassossego, é bom saber que tem quem me entenda hihi Posso te dizer, é bem aconchegante mesmo, um espaço bastante sagrado para mim, o quarto.

      obrigada pelo comentário!
      beijos, querida! até!

      Liked by 1 person

Leave a comment