ímpar. sobre 14 e novo.

2014

* não estava nos planos escrever uma despedida para 14 e Novo, nem meus achismos sobre Dois Mil e CRISE… Daí li “KADOSH”, mudei de ideia.

Este texto, rascunho sobre um ano implacável, não estava programado para existir. Haja vista que consigo facilmente descrevê-lo com poucas e certeiras palavras desconexas, como bem lhe cabe o adjetivo, sem questionamentos quanto a sua plenitude. Sendo assim, não vi o porquê de escrever sobre algo apaticamente intenso. Não existem razões para explicar os meus não abraços, não beijos, não sorrisos. Muito menos descrever a fragrância de um ano que teve cheiro de café e solidão. Subjetivo. Estático. Todavia, é desconforto que precisa se expressar.

Meu desconforto talvez venha por eu ainda estar perdida de mim mesma. Ou, pelo meu próprio desconforto com a vida.  A pergunta que paira e acolhe todas as palavras escritas durante 2014, porventura, seja: e o que foi a vida? Pois bem, não me arrisco a responder, já que mesmo embriagada, tenha sido lúcida demais. Às vezes, claustrofóbica.

Poderia desenhar o ano que passou com as mesmas palavras que fiz Dois Mil e Doce, e este rascunho ainda seria amargo. Acre. Agridoce. Digo isso pois disputaram-me acirradamente. Intensidade. Contudo, apenas. Dois Mil e Doce é o quebra-cabeça que demorou 365 dias para se completar. Todas as peças fizeram sentido. Os tons deixados foram arte, ainda que contrastados. Em contrapartida, 14 e Novo caso juntado, não assume forma. Sem coesão e coerência. No limite, diria que se por um lado conseguiu fechar alguns jogos em aberto, por outro deu-me quebra-cabeças novos que, talvez, necessitem mais do que dias para serem montados. Minha recusa em escrever isto quiçá seja reflexo da incapacidade que o incompleto me coloca.  Ainda que, amiúde, escreva sobre o inacabado.

14 e Novo abre portas para Dois Mil e Crise. O que foi par, terminou impar e consolidou um gosto forte de tarja preta nas bocas, na minha própria.

One thought on “ímpar. sobre 14 e novo.

Leave a Reply

