enquanto tétrico

                Acordamos. Um novo dia, uma nova expectativa, um desejo de fazermos deste um melhor que o anterior. Nem sempre sorrimos, na maioria das vezes batemos em algo no caminho para o banheiro ou enquanto nos arrumamos. Isso nos consome; estressados ficamos por pouca coisa. Praticamente um ciclo diário, uma rotina. Contudo, sabemos que até o fim do dia não nos faltará o essencial para nossa biologia humana e que as chances da morte bater a nossa porta não é a das maiores. Somos a minoria.

                Enquanto nós acordamos, a maioria das pessoas nem, ao menos, conseguiu pregar os olhos. A maioria das pessoas passa fome, a maioria das pessoas passa frio. A maioria vive precariamente. A maioria está abandonada. Raramente pensamos nisso, porquê?

                Enquanto nós acordamos, pessoas estão lutando entre a vida e morte. Pessoas morrem. Algumas delas nem sabem que morrerão no próximo segundo. Algumas agonizam de dor até o último momento. E tudo isso enquanto você toma seu café puro e amargo todas as manhãs.

                Você é a exceção, todas as outras são a regra. Conte quantos bairros de classe alta existe e compare. Conte quantos estados são ricos dentro do seu País. Conte quantas praças existe e depois quantas delas não servem de abrigo. Ou até quantas pessoas sobrevivem debaixo da ponte, em torno do viaduto. Quantas vezes não te pararam no semáforo pedindo esmola, ou quantos quarteirões de uma longa avenida você andou e não viu ninguém jogado. Tão evidente. Tão conscientemente bloqueado.

                Alguns tentam, no entanto, mudar o Mundo. Alguns fingem que mudam. De pouco em pouco, todos sentem que deram o melhor de si para fazer toda essa hierarquia sumir e, de certa forma, serem considerados cidadãos melhores. Tentam brincar de ser Deus. Porém, na bem da verdade, ninguém fez e ninguém faz nada.

                O Rico não quer a ascensão do Pobre. Uma vez que se isso ocorrer, a substantivação do adjetivo deixará de valer… É tudo uma questão de termos, em cenário amplo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s